CULMINÂNCIA é o ponto mais alto, o auge de um caminho. Neste blog, viemos compartilhar o trajeto percorrido durante este ano de 2020 nas disciplinas Eletivas que a EE Prof. Joaquim Izidoro Marins ofereceu aos estudantes, e o resultado do trabalho construído pelos alunos de cada uma delas durante o período de estudos remotos.
Bem-vindos à Culminância do JIM!
As mídias digitais estão inseridas fortemente em nosso cotidiano, nunca antes se obteve tanta informação vindo dos veículos digitais. Trabalhar em áreas que envolvem tecnologia é o sonho de muitos, área de Games, Programação de Sistemas, Publicidade e Propaganda, Youtubers e outros mais, são fortes áreas que estão muito presentes nos projetos de vida dos estudantes.
Baseando-se nessas ponderações, propusemos a eletiva "JIM INFLUENCERS" que vem por meio de atividades em formato de questionários, reflexões, vídeos, textos motivadores e outras ferramentas educativas, projetar caminhos que possam servir aos estudantes para as construções de conhecimentos e saberes, inerentes à área, para que atendam, ainda que de modo raso, alguns requisitos, entendam instrumentos e ferramentas, possam obter aprendizagens significativas sobre as áreas pertinentes ao processo digital.
Alguns dos pontos propostos estão expressos abaixo:
As atividades foram construídas no transcorrer do ano letivo e estão apresentada aqui como CULMINÂNCIA de nossos esforços. O acervo das devolutivas referentes às atividade propostas serão apresentados aqui.
Atividade sobre FakeNews e Segurança Digital
No decorrer da construção de nossa Eletiva realizamos a atividade de FakeNews e Segurança Digital, este assunto é de suma importância para profissão, segmento, formação da área de tecnologia, inclusive faz parte do currículo de algumas disciplinas.
É um assunto muito recorrente na atualidade, fraudes em Eleições presidenciais, roubos de pesquisas e dados de Universidade, pirataria, Hackers, espionagens, exposição de fotos íntimas, exposição de conversas particulares com caráter vexatório. Tudo isso são fatos muito atuais e que infelizmente tem impactado a sociedade.
Nesse sentido foi proposto uma redação sobre o assunto, onde os estudantes puderem discorrer suas opiniões, conforme o estudante relatou abaixo:
Podemos ver a que os jovens conseguem verificar que as notícias falsas estão presente massivamente na internet e prejudicam a imagem de muitas pessoas, outras redações foram desenvolvidas e estão dispostas a seguir:
Outra atividade muito importante que tivemos um resultado bem interessante, foram sobre a atividade de LOGOTIPO.
Esse é um assunto deverás importante para à área de mídia digitais e não poderia ficar de fora nossas aulas. Os estudantes foram motivados através de textos, vídeos, imagens em sites específicos e após foi proposto para que realizassem a criação do um logotipo para a escola Joaquim Izidoro Marins, mas que fosse apresentado como "JIM", uma delas foi a da estudante Lívia Schimidt, como mostrado a seguir:
São nesses momentos que podemos constatar o que já sabemos, o quanto eles são e podem ser criativos. As demais atividade de Logotipo estão dispostas no vídeo abaixo:
Uma das atividades proposta buscava trabalhar os estudantes de modo que perdessem qualquer vergonha ou receio de expor suas opiniões e de se expor em forma de apresentar o conteúdo, por isso buscou-se ferramentas que pudessem ser exploradas pelos mesmos, chegamos ao PODCAST. Os alunos gostam muito do conteúdo, acessam bastante, mas quando se trata de expor-se, fica mais complicado, mas tivemos dois alunos que fizeram juntos e o resultado pode ser expresso abaixo:
Em nossa última atividade buscamos trabalhar a conceituação e fechamento de nossos estudos sobre Mídias Digitais, para isso foi proposto a atividade de modo que estudantes tratassem sobre um conteúdo de Mídias, mas que se sentissem livres para apresentar da maneira que quisessem, podendo ser em formato de vídeos, resumos, imagens, mapas mentais e entre outros. Uma das atividade consta abaixo da estudantes Giovanna:
As demais atividades podem ser visualizadas acessando o título abaixo:
Em suma, as atividades foram desenvolvidas presando pelo aprofundamento do conhecimento básico dos estudantes sobre a áreas e os assunto de mídias digitais.
Eletiva:JIM INFLUENCERS
Eletiva - Redes Sociais
Aluna Rayssa Ferreira Alves
A importância das redes sociais em tempos de pandemia.
Nos dias de hoje, a internet e as redes
sociais têm sido muito importante para as pessoas. As redes sociais ajudam na
comunicação com a população e nas informações sobre o corona vírus, muitas
pessoas deixaram de se ver, e as várias redes sociais têm ajudado muito nessa
questão, desde um áudio á uma chamada de vídeo, onde as pessoas podem além de
se falar, também se ver.
Existem várias pessoas que possuem mais
contato com as redes sociais do que com uma televisão, por exemplo, então é
através delas que ficam sabendo de informações sobre todos os assuntos e
principalmente sobre a pandemia que estamos vivendo agora.
A eletiva "ArTec - Arte e Tecnologia" foi elaborada
com base no projeto de vida dos alunos que
desejam seguir carreiras voltadas à tecnologia, arquitetura,
música, designer, fotografia. Tem a proposta de mobilizar práticas
de linguagem artísticas no universo digital, considerando as dimensões
técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de
produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de
aprender a apreender nos campos das artes, cultura, trabalho, informação, vida
pessoal e em sociedade.
O Objetivo dessa Eletiva foi desenvolver habilidades
relativas à identificação de técnicas de design e vídeos empregadas na
construção de protótipos e soluções para problemas reais (envolvendo tecnologia e artes) para que os alunos possam compreender o fazer artístico
com vídeo, imagens, integrando a música, o design e a arquitetura.
Durante as aulas, foram promovidos debates e reflexões acerca dos seguintes temas:
autoconhecimento, para que os estudantes pudessem descobrir sua identidade pessoal e profissional;
independência financeira, para que os estudantes percebessem a importância de seguir os objetivos para alcançá-la;
Como a tecnologia está presente em nossas vidas;
O que é o mundo digital;
A tecnologia e o mercado de trabalho.
Arte digital e o mercado de trabalho.
As atividades foram propostas com base nos seguintes vídeos e artigos:
Vídeo: 5 formas que a tecnologia mudou nossas vidas
Vídeo: O mercado de trabalho e a tecnologia
Vídeo: Arte digital e o mercado de trabalho
Na última atividade, os alunos revisitaram todos os conteúdos vistos e puderam mostrar qual a contribuição dessa eletiva para o seu projeto de vida e quais temas os estudantes acharam mais interessantes. Vejam os depoimentos dos alunos que participaram das atividades desenvolvidas na eletiva "ArTec - Arte e Tecnologia" :
"Eu gostei muito da minha eletiva. O assunto que achei mais interessante foi pensar sobre a tecnologia na arte, porque quero ser arquiteta e essas aulas me ajudaram muito, pois está presente na profissão que quero seguir."
Samara Dantas da Silva, 9 ano A.
"Achei muito interessante quando pesquisamos sobre quais mudanças a tecnologia teve na profissão que queremos seguir. Aprendi coisas novas e percebi que não sabia muito sobre a profissão, e as aulas me fizeram querer saber mais para. assim, ir me informando e me preparando para o futuro. Às vezes descobrimos alguma coisa e nem percebemos o que mudou hoje em dia, então é ótimo me preparar e ver se é isso que eu realmente quero para mim."
Amanda Cristina de Sá Perelli, 9°A
"Para mim, o mais interessante foi ver como a arte está no nosso cotidiano em basicamente tudo. Com os vídeos, eu pude perceber que nós podemos ver um mundo diferente, com muitas possibilidades se soubemos enxergar. Eu acho que a arte irá ajudar muito na profissão que eu quero seguir, pois ela me ajuda muito hoje em dia, ajuda a ver vida com mais cor, mais amor, mais bonita e muito mais leve. Então, pretendo trazer a arte para a psicologia, ajudando assim pessoas a verem o mundo com um olhar novo."
Sthefany Cristine Castelli Souza. 9 ano A
"A aula que achei mais interessante foi sobre autoconhecimento, porque ela me fez refletir sobre o que eu quero e como posso colocar em prática meus projetos desde já. Fez-me refletir sobre minhas ações para meu futuro. As atividades esclareceram minhas dúvidas e meus prós e contras sobre algumas profissões que eu tinha/tenho em mente, me fizeram ver com o que eu me identifico e o que eu não me identifico."
Manoela Pimentel. 9°A
"Eu aprendi sobre a importância que arte e tecnologia têm e vão ter nos ambientes de trabalho, e que o avanço da tecnologia vai mudar nossas vidas de diversas formas. Eu ainda não tenho certeza de que tipo de profissão eu quero seguir, mas com essa Eletiva achei bem interessante trabalhar com algo que envolva tecnologia."
Gustavo Armando dos Santos Furquim. 9 ano A
"Eu achei muito interessante a forma que a tecnologia e a arte estão presentes em quase tudo na nossa vida, muitas vezes de formas simples e discreta. No momento, eu não tenho ideia do que quero como profissão, mas com essa Eletiva pude ver que existem muitas opções, principalmente na área tecnológica, que vem criando mais empregos. Acho muito interessante essa matéria, pois nos faz pensar sobre o futuro e sobre as decisões que temos que tomar hoje, pensando lá na frente."
Rafaella Siqueira. 9 ano A
"Durante esse ano, vimos sobre independência financeira, autoconhecimento, sobre a tecnologia na profissão que desejamos, entre outros temas. O tema que eu achei mais interessante foi sobre a independência financeira. No geral gostei muito da matéria eletiva porque pudemos nos aprofundar na profissão que desejamos e aprender mais sobre ela. Eu aprendi também sobre autoconhecimento, aprendi mais sobre mim mesma, o que eu gosto e não gosto, no que tenho talento. Os temas estudados na Eletiva ajudaram bastante para que eu tenha uma base do que eu quero fazer, por mais que ainda haja dúvida."
Ana Júlia Bueno Moreira. 9 ano A.
"Eu lembro um pouco sobre tudo que vimos ate agora. Achei bastante interessante a eletiva ArTec pois aprendi e vi varias coisas sobre tecnologia e arte que se encaixam nas profissões que eu desejo seguir. Esse tema me ajudou a entender um pouco mais sobre tecnologia na área de fotografia e medicina (profissões que quero seguir), pois não fazia ideia que existia tanta tecnologia nessas profissões. Também descobri que fotografia é arte, porque eu posso, de alguma forma, capturar um momento fantástico ou obter o sentimento da pessoa em uma simples foto."
A Eletiva "Do JIM para o mundo" foi elaborada com base no projeto de vida dos alunos que desejam viajar pelo mundo (a trabalho ou não), e teve a proposta de analisar:
O que é Intercâmbio?
O que um intercâmbio pode trazer de positivo para a vida pessoal e profissional?
Quais as formas de conseguir morar e trabalhar em outros países?
Como fazer um passaporte?
Como é o mercado de trabalho em outros países?
O objetivo dessa Eletiva é levar o aluno a desenvolver a necessidade de compreender outros povos/civilizações, suas especificidades e idiossincrasias. Visando a possibilidade do aluno conhecer e apreender o que de melhor as diferentes sociedades podem contribuir para a sua vida e de que maneira podem esses conhecimentos serem empregados na sua realidade, tornando o seu mundo mais enriquecido de experiências e, assim, ampliar seus horizontes.
Durante as aulas foram promovidos debates e reflexões acerca de temas como: autoconhecimento para que os estudantes pudessem descobrir sua identidade pessoal e profissional; independência financeira para que os estudantes percebessem a importância de seguir os objetivos para alcançá-la; conceito de cultura material e imaterial, sociedade, identidade cultural, mercado de trabalho, idiomas, leis especificas de cada país em relação aos imigrantes, comportamento adequado de um intercambista.
Foram propostas reflexões com base nos seguintes vídeos e artigos sobre os temas
Na última atividade, os alunos revisitaram todos os conteúdos vistos e puderam mostrar qual a contribuição dessa eletiva para o seu projeto de vida e quais temas os estudantes acharam mais interessantes. Vejam os depoimentos dos alunos que participaram das atividades desenvolvidas na eletiva "Do JIM PARA O MUNDO" :
"Bem, eu me lembro de uma aula, que foi a que eu mais me interessei, sobre AUTOCONHECIMENTO e INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA. Nesses temas, falamos sobre como conquistar uma carreira profissional e trabalhar com o seu dinheiro, tipo: comprar sua própria casa ou um veiculo e me deu um incentivo de ter minha profissão e meu próprio dinheiro. Por isso foi o meu tema preferido. Também falamos sobre intercâmbio, quais os tipos de intercâmbio existem e sobre como é importante conhecermos outras culturas. Achei tudo muito interessante!"
Guilherme Assunção. 9 ano B
" Nas aulas de Eletiva vimos sobre vários assuntos e sobre independência financeira. Pude ter uma luz sobre o que eu quero para meu futuro. Aprendi muita coisa que vai fazer diferença para minha vida."
Antes de falar de esporte para os alunos, foi necessário trabalhar o conceito de Cultura. Acultura corresponde
a um conjunto de hábitos, crenças e conhecimentos de
um povo ou um determinado grupo artístico (literário, Dramatúrgico, musical, derivado das artes
plásticas eetc) que cultiva, de algum modo, um padrão estético semelhante. A cultura esportiva é uma
construção feita pelo e para os indivíduos. Ela envolve sentidos e significados
no seu trato com o esporte, bem como conhecimentos relacionados com o mesmo,
sobre sua prática em suas diversas manifestações, e sobre o seu papel social
na sociedade contemporânea. Desta forma foi importante desenvolver o tema, pois muitos alunos almejam ser Jogadores de futebol ou ao menos trabalhar na área esportiva.
O homem moderno vem deixando de
lado as práticas esportivas, o que muitas vezes leva a um estilo de vida
sedentário e provoca distúrbios como má alimentação, obesidade, tabagismo,
estresse, doenças coronarianas etc. A prática de esportes beneficia
grandiosamente as pessoas e até mesmo a sociedade, pois reduz a probabilidade
do aparecimento de doenças, contribui para a formação física e psíquica além de
desenvolver e melhorar tais formações. Cada esporte possui suas
particularidades que envolvem as pessoas e as fazem optar por qual praticar. Os
esportes influenciam no desenvolvimento saudável dessas e os distanciam da
mentalidade distorcida que hoje se prega no mundo, e ainda faz com que as
pessoas se distanciem da criminalidade que está presente em todos os locais de
forma bastante organizada e sedutora.
Uma das perguntas feitas aos alunos foi: Como o esporte influência da sua Vida? A outra: Como você poderia contribuir com o esporte no local onde mora?
Declaração de uma Aluna do 8°Ano
Eu não pratico muito esporte, ainda hoje se tem muito preconceito em relação as mulheres fazerem atividade física. Um exemplo é que aqui no meu bairro, meninas não podem jogar futebol. O que eu poderia fazer para contribuir, com isto é fazer um time só de meninas, aí eu posso jogar tranquilamente, porque na minha opinião, menina pode jogar futebol sim.
Dentre estas e outras declarações vemos a importância de trabalhar temas relevantes como este, pois não só influencia os alunos, mas os leva a fazer grandes revelações e importantes declarações como esta. Todos devem ser iguais no esporte, pois o esporte é também uma forma de inclusão.
Trabalhar
com o tema de Direitos Humanos ou Introdução aos diretos Humanos. Além de não
ser fácil, devido a Pandemia a Dificuldade
aumentou, mas houve uma Boa devolutiva, não podemos esquecer que: Direitos Humanos e Cidadania Também faz
parte. Um dos Relatos Importantes desta disciplina é que:
A Maioria dos Alunos
disseram gostar do tema, não só porque é algo novo, mas porque eles têm
liberdade para falar o que sentem e o que pensam. Abaixo vemos um conteúdo
sobre os Direitos Humanos, e após um depoimento
de um aluno do 8º Ano, sobre o Contexto da Pandemia. Eu deixei na Íntegra, corrigi poucas palavras,
porque o aluno colocou sentimento no que ele escreveu. Discorre sobre a dificuldade deste ano que todos
nós passamos.
Aluno do 8º Ano
A quarentena
mostrou que a risco em nossa vida e mostra claramente isso, temos que nos
proteger, mas agora esta muito mais difícil. É difícil saber se as pessoas mudaram, por que tem pessoas que nunca mais vi nessa quarentena. Mas tenho certeza que muitos mudaram. Não tem como ficar em casa e não mudar seu
comportamento e modo de pensar. Não sei o que falta para as pessoas mudarem porque,
não sabemos se já mudaram ou não. Eu acho que eu mudei um pouco, pois eu não sou
de sair de casa, agora piorou. Cada um de nós mudou . Meu jeito de pensar nos outros
antes era diferente, eu não Ligava muito.
Mesmo depois de fazer uma introdução curta do que é Direitos Humanos e como esta ligado a Cidadania, não se pode negar que se tem um grande resultado, pois o modo de pensar dos Alunos alcançou uma magnitude muito ampla. O modo de olhar o mundo mudou consideravelmente. Estamos passando por tempos difíceis, mas todos acreditam em tempos melhores. Nossa maior dificuldade talvez era a convivência com as pessoas, hoje sabemos que, nascemos para viver em sociedade e conviver uns com os outros.
Muitas escolhas fazem parte do nosso dia a dia: na maioria das vezes, suas consequências são contornáveis; em outras, insuperáveis. Não é mais o caso da escolha do curso superior ou da via de acesso pelo vestibular, já que é cada vez mais frequente termos vestibulandos aprovados em instituições diferentes, para cursos diferentes, e que muitas vezes aparentam ser exatamente o oposto um em relação ao outro!
É visível também a mudança de comportamento dos nossos estudantes, quando analisamos suas atitudes perante o mercado de trabalho e notadamente quando se apresentam como sempre, para revelar-nos seus rumos. Cursar duas faculdades paralelas; frequentar especializações, mestrados e doutorados; retornar para buscar novo ingresso em faculdade, visando a uma formação diferenciada; enfim, nossos alunos e sempre-alunos estão cada vez mais antenados para uma realidade em que “nada se contrapõe, tudo se complementa”.
Nesse contexto, o Projeto Profissões, direcionado para o Ensino Médio, tem seu objetivo capital mais fortificado: despertar a consciência vocacional nos alunos, sem pretender esgotar os dilemas provocados pela escolha de uma carreira.
Matérias que falam da vida de um universitário, foram usadas para que pudessem ter ideia de como é, e assim se planejar melhor.
Escolher uma profissão não é uma tarefa muito simples, disso você deve saber muito bem. Mas não se desespere! Também não é um bicho de 7 cabeças. Com planejamento, e dedicação tudo se torna possível.
Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui, nunca desista de seus objetivos mesmo que esses pareçam impossíveis, a próxima tentativa pode ser a vitoriosa.